sábado, 17 de agosto de 2013

Dicas de etiqueta para os convidados

Bons modos nunca saem de moda! Mas não precisa seguir as regras a risca e parecer muito artificial, tente colocá-las em prática de uma forma natural e livre, dentro dos limites, sem interferir na vida dos outros.

Por isso, hoje vou mostrar algumas regrinhas que são "básicas" e que não podem faltar de jeito nenhum para você que é convidado de um casamento ou qualquer outro evento.

1. Se o convite foi endereçado a você e sua esposa, não leve mais um amigo ou filhos. Casamentos são caros e uma pessoa faz diferença no final da festa. Se no convite pede a confirmação de presença, o famoso e velho conhecido R.S.V.P. (répondez s´il vous plaît), por favor, confirme sua presença. É importante que os noivos e o buffet saibam quantas pessoas irão receber.


2. Os presentes de casamento devem ser entregues antes do dia da festa, se não na casa dos noivos, na casa dos pais. Não é obrigatório dar presente aos noivos, mas é de extrema elegância presenteá-los.


3. Se no convite você foi convidado para cerimônia e festa, não pule a cerimônia religiosa e vá direto para a festa. É uma forma de mostrar carinho e atenção aos noivos participando de todos os momentos, pois caso contrário, parecerá que você só está interessado em se divertir na festa e em comer!


4. Veja qual o traje sugerido no convite e respeite. Não exagere e nem vá de calça jeans em uma festa cujo traje é social. Os convidados complementam o casamento e a festa foi feita para vocês. Portanto, escolham composições adequadas para o grande dia de um amigo ou colega de trabalho.


5. Manere na quantidade de comida ou salgadinhos que irá se servir. Não precisa exagerar, pegue um pouco e depois repita. Nada de encher o prato ou mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo. Quanto as bebidas, é a mesma regra. Não exagere, aqui a sequência dos fatos é conhecida e pode acabar com toda a sua elegância. Mantenha a compostura, o penteado, o salto e divirta-se. Não é porque você é parente ou amigo muito próximo dos noivos que se sentirá na liberdade de fazer tudo que achar que tem vontade.


6. Evite levar os arranjos de flores ou decoração da festa de casamento para casa. Nunca se sabe se os noivos irão pagar por cada elemento que for levado embora. Cuidado!


7. Cumprimentar os noivos na festa é imprescindível. Agradeça o convite, deseje felicidades ao casal e aí sim você está cumprindo o seu papel de um convidado educado e com classe. Só tome cuidado para não escolher a hora erada de cumprimentar os noivos, espere para um momento em que eles já tenham terminado suas sessões de fotos, feito sua refeição e sua dança, espere por um momento em que os noivos estejam mais tranquilos e se divertindo, aí sim é a hora de cumprimentá-los. Há, e nada de planejar a famosa “saída à francesa”. Até é permitida, desde que você já tenha cumprimentado os noivos antes. Caso contrário, procure-os antes de ir.


8. Há uma regra de ouro dos “cinco nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. E vale para todos os convidados do casamento, sejam homens ou mulheres.


9. Não cumprimente com beijo ou aperto de mão uma pessoa que esteja à mesa de refeições. Nestes casos, faça um cumprimento apenas verbal. Primeiro, por uma questão de higiene. E segundo, para não atrapalhar quem está comendo.


10. Ao dançar procure fazer movimentos leves e com elegância, buscando sempre manter a classe. Se na festa tocar todos os ritmos de música e caso toque um axé ou até mesmo um funk, não se prive de dançar, até mesmo porque esses ritmos super animam a festa e os convidados, mas cuidado para não exagerar e no outro dia ficar com vergonha dos outros convidados por ter ido até o "chão" com coreografias um pouco vulgares.


E não esqueçam de participar do sorteio, clique aqui e saiba como.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.