terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como escolher o fotógrafo

Percebi que uma das maiores dificuldades de uma noiva é na hora de escolher o fotógrafo do seu casamento, afinal, nas fotos é que deverão ficar registrados todos os momentos inesquecíveis do dia mais feliz de sua vida, por isso é tão importante escolher um profissional que saiba captar esses momentos únicos, que jamais se repetirão e que quando mostrar para alguém ou você mesma revê-lo poderá sentir como se estivesse lá, vivendo tudo novamente, conseguindo visualizar cada detalhe Como acompanho muitos grupos de noivas no Facebook, vejo muitas delas, mas muitas mesmo pedindo indicação de fotógrafos para outras noivas. Mas fico pensando, os grupos são frequentados somente por noivas, então como elas vão indicar se também não conhecem direito os profissionais que contrataram????? Por isso resolvi fazer esse post dando dicas de como escolher um profissional do ramo de fotografias e não se arrepender depois sem ter como voltar atrás. O post é um pouco extenso, mas vale a pena conferir!!!!


Dicas de como evitar problemas na escolha do profissional que irá registrar seu grande dia .


* Avalie o material que lhe é mostrado ( álbuns): O fotógrafo lhe mostra muitos álbuns?
Se ele lhe mostra poucos, mas ao menos dois, ok, pois as vezes ele não investiu em álbuns novos, que na verdade custam caro e é por isso, complicado manter portifólios atualizados sempre!
Mas ao menos 2 completos ele tem que lhe mostrar e não só o resumo de casamentos (o filé que ele fez de cada um) em um álbum só .
Se mostra só um, você pode perguntar por álbuns antigos, que talvez ele tenha, mas por estarem desatualizados, antiquados, ele os guardou.
Não o descarte por mostrar encadernações ultrapassadas, mas sempre avalie a qualidade do álbum antigo também e observe anos depois, se o material ainda se encontra em bom estado, pois o seu vai envelhecer no futuro também.
Quase que é uma obrigação dos profissionais de fotografia, a cada 6 meses, tentar fazer mais 2 novos portifólios , pois suas técnicas vão aprimorando, novos álbuns nas encadernadoras vão sendo lançados e todos estão em busca de novidades.
Sem contar que o olhar do fotógrafo fica cada vez mais aguçado, com técnicas e equipamentos novos deixam com certeza os seus trabalhos ainda melhores.
Mas eu acho que valha a pena pedir a pessoa para ver trabalhos anteriores .
E ver os muitos álbuns completos arquivados no computador, montagens dos já entregues e trabalhos completos arquivados.
Que tal pedir para que ele lhe mostre os casamentos dos dois últimos 2 meses ?
Observe ao olhar, que não estão ali os casamentos mais bonitos, com os noivos mais lindos, e nem as festas mais elaboradas e sim uma mistura de álbuns, uns com casamentos que nem tiveram festas, outros que o casal não quis fazer as externas, pois penso que não podem simplesmente encantar vocês num primeiro momento, criar uma expectativa muito alta e sua realidade ser diferente do que aquele casamento teve.

* Ele está só lhe mostrando os casamentos mais chiques?
Quando ele lhe mostra apenas álbuns com conteúdo fotografado chique, isto entra em sua mente, como se o o álbum e o trabalho sejam a mesma coisa.
Tente ver o álbum duas vezes, sem ficar reparando nos detalhes do casamento da noiva e sim no olhar do fotógrafo, na qualidade da foto e do álbum.
Então, não se impressione com isto. Será que ele não fez um casamento sem festa? Ou sem externas? Ou cujos noivos não sejam o primor de lindos?
Em resumo, ao olharem os álbuns, olhem novamente todos eles , com um olhar aguçado e avalie o "trabalho" do profissional e não fique tão atenta (como se fosse fácil pedir isto a uma noiva) ao buquet, a beleza do vestido daquela noiva e de fazer como ficou linda a mesa do bolo da festa dela.
É preciso apresentar fotos de casamentos simples também, ver como ele extraiu beleza do evento e dos noivos, mostrando ângulos, expressões daqueles clientes dele. Precisam também fazer lindas fotos, ter capacidade de criar em cima da realidade deles e mostrar toda a emoção, o olhar , fotografar os detalhes importantes que foram preparados com tanto carinho pelos noivos não é mesmo?
São os fotógrafos, observadores e capazes de fazermos poesia fotográfica de tudo o que nos rodeia .

*Conheça o estilo fotográfico do profissional:
Avalie se o estilo dele tem haver com sua proposta e idealização do casal.
Além das melhores fotos, das especiais, das tratadas, das com lindos efeitos como serão como outras mais de mil que lhe serão entregues em DVD ?
Não bate uma dúvida como são as fotos normais também?

* Como é o estilo da diagramação dos álbuns do fotógrafo?
Como ele conta uma história do evento ? Ou não conta, só coloca as fotos com as montagens? Isto é algo muito importante.

* Confira a idoneidade da empresa ou do profissional que vai contratar: Escritórios bem montados onde você é muito bem recebido ou carros chiques se o profissional que vai lhe fazer visita em sua casa, impressiona sempre.
Sei Que isto pode contar ponto, mas não se encante com isto tanto, não substime o profissional visando muito isto, esta apresentação de status.
Que tal tentar avaliar o trabalho dele sozinho?
Aproveitando que falamos sobre " aparências " que tal aproveitar para dar uma conferida na realidade da vida profissional e pessoal do fotógrafo em relação a CNPJ e CPF?
São comuns de serem conferidos e isto não gera nenhum constrangimento, afinal, se seu nome tiver restrições, muitos serviços a prazo lhe serão negados, não é mesmo?
E saber se nos Órgãos Responsáveis, não existem reclamações deste profissional.
O que tem de profissionais em TODOS os meios, que botam banca, mas na verdade, estão enrolados em dívidas e processos até o pescoço, não é brincadeira e você sabe disto perfeitamente.
Ele pode ser um excelente fotógrafo, mas e na hora de mandar fazer seu álbum, como será que ele vai administrar isto, se não tem crédito nas encadernadoras?

* Qual é a forma de pagamento que ele oferece?
Cada profissional trabalha de uma maneira e temos que respeitar isto, mas digamos que você diga que não tenha cheque para passar mas que fará mensalmente depósitos bancários ou por ter emitido muitos, prefere assim, sente que isto é um problema para ele ?
Estará ansioso para pegar seus cheques e trocá-los?
Isto não lhe gera desconforto?
Sem contar que, afinal, seu casamento não e para amanhã.
Só para apimentar mais a questão, já que você estará confiando plenamente nele e que tudo sairá maravilhosamente, ele estará confiando em você, para que seja pago ainda alguma coisa após o casamento?
Não? Ora, se você tem que confiar nele, porque ele não pode confiar em você?

* Como ele arquiva o material fotográfico depois do casamento?
Seu material fotografado com segurança: Como ele arquiva o que foi feito? Parece uma pergunta constrangedora, mas serão suas imagens de seu grande dia e podem se perder se o profissional não for muito cuidadoso.
Sim , pois quedas de energia podem queimar máquinas, não é verdade?
E vírus ? Quem nunca pegou e teve que formatar o computador ?
É necessário ter várias memórias, para poder somente apagá-las, quando o DVD do cliente estiver gravado, o CD de segurança gravado e o arquivo salvo num HD externo.
E depois, é necessário guardar em locais diferentes, o HD dos arquivos, dos CDs de segurança, pois vai que o escritório pega fogo ou é assaltado? Temos que pensar nas priores hipóteses né, afinal toda noiva é paranoica mesmo!!!

* Avalie o equipamento de trabalho dele: Com certeza , você está tendo o cuidado de contratar um profissional, que é com quem você fechará contrato, mas que leva um segundo fotógrafo, pois é possível sim, fazer sozinho um evento, mas para que arriscar e perder ângulos diferentes?
Desconfie se ele falar que não precisa de um segundo fotógrafo e auxiliar não é fotógrafo, ok?
Bom, agora detalhe muito importante:
Quem faz a foto, é o fotógrafo e jamais que vou dizer para não contratar um profissional que não pode ou não quis investir em maquinário e em novas tecnologias, mas não posso deixar de citar, que com o passar dos tempos, máquinas, flashs e lentes vão se aperfeiçoando e você poderá unir o " útil ", que seria um bom profissional, com o " Agradável ", que é um que tenha se equipado melhor.

* Ele leva máquina e flash de reserva?
Sim, pois se der algum problema técnico, você terá 2 fotógrafos e somente um trabalhando.
Tudo novo, pois depois de 2 anos, existe uma tendência dos obturadores das máquinas depois de uns 100 mil cliques, darem problemas de uma hora para outra.

* E Fotógrafo subsalente, para substitiuí-lo, ele tem?
O profissional que você contratou poderá ficar doente ou ter um grande imprevisto pessoal que não poderá comparecer ao seu casamento, então saber se o fotógrafo tem uma segunda equipe, talvez não fixa, mas profissionais bons que ele já fez eventos e sabe que poderá contar com eles isso lhe deixará respaldada.

* Empatia : Tá rolando entre vocês?
Se você ou seu noivo, não sentiram-se a vontade com o fotógrafo, como vai ser na época do casamento?
Tem que existir uma química, pois não é um serviço de buffet que está contratando, nem bolo ou decoração, que você avaliou que o preço está bom, a qualidade está boa, mas não foi muito com a cara de quem lhe vendeu.
Já imaginou ele e você durante horas proseando no dia da noiva, te descontraindo antes do grande momento... ele ali sorrindo pra vocês no altar pra te dar apoio, lá na festa fazendo graça para vocês descontraírem e darem boas risadas para que ele registre tudo e ainda depois do casamento, saírem para passear juntos nas fotos externas, se vocês não foram com a cara dele?
Então, coloque muito isto como peso importante na hora da decisão final.

* Facilidade de contactar com o profissional: Você sente que tem? Quase todas as vezes que tentou entrar em contato com o fotógrafo, via facebook, e-mail, local de atendimento, telefone fixo e celulares, conseguiu com uma certa facilidade?
Ao escrever para ele ou deixar um recado, ele lhe respondia com agilidade?
Não se esqueça que depois do casamento, vocês terão que ter muitos contatos até o álbum ficar pronto e avaliando isto antes, evita desgaste depois .
Sabe o Endereço físico dele (casa ou escritório)?
Sim, pois as vezes , você tem contato com ele tão na base do telefone e no virtual e nem sabe como localizá-lo.

* Cumprimento de Prazo: Não deixe de ter isto anotado no contrato e com aplicação de multa caso não seja cumprido.

* Praticidade em você aprovar o álbum antes do mesmo ser mandado ser confeccionado:
Tem que haver praticidade no envio das montagens para facilitar a vida depois do jovem casal e o prazo para entregar o álbum finalizado deve constar em contrato, sujeito a multa caso não seja cumprido.
Já repararam o monte de noivas que reclamam que recebem o álbum quando estão fazendo um ano de casadas?
Isto é super desestimulante e gera muito desconforto e atrito a toa. Um bom contrato evita isto, com certeza..

Espero que tenho contribuído para a busca do seu profissional com êxito!

E não esqueçam de participar do sorteio de dia de noiva, cliquem aqui e saibam como! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.